top of page

O que são os Nodos Lunares e como afetam os Eclipses?

Atualizado: 13 de mar.


O que são os Nodos Lunares e como afetam os Eclipses?

O que são os Nodos Lunares e como afetam os Eclipses? “Ver um mundo em um grão de areia

e um paraíso numa flor selvagem.

Segure o infinito na palma da sua mão

e a eternidade em uma hora.”

— William Blake


No primeiro post, O Mistério dos Eclipses: diferenças, tipos e curiosidades, explicamos como funcionam esses fenômenos, no segundo, Qual a diferença entre um Eclipse Solar e um Eclipse Lunar? tratamos sobre os encerramentos e inícios de novos ciclos.


E como falamos, os eclipses acontecem quando Sol, Lua e Terra se alinham em um ponto específico do céu: a região dos Nodos Lunares. Esses pontos invisíveis carregam um significado profundo na astrologia, pois representam o caminho da alma – de onde viemos e para onde estamos sendo chamados a evoluir.

Os Nodos Lunares não são corpos celestes, mas cálculos astronômicos que marcam os pontos onde a órbita da Lua cruza a trajetória aparente do Sol ao redor da Terra. Na astrologia, eles representam um eixo de crescimento e aprendizado, influenciando tanto o mapa natal quanto os eventos coletivos.


Em trânsito pelo céu, os Nodos movem-se em sentido retrógrado, ou seja, percorrem os signos em ordem inversa dos planetas. Eles permanecem cerca de 18 meses em um par de signos opostos e, durante esse período, ativam temas de transformação individual e coletiva.


É por isso que os eclipses – que sempre acontecem próximos aos Nodos – são momentos muito significativos, já que marcam gatilhos para mudanças, acelerando processos e alinhando nossa trajetória ao chamado da alma.


  • Nodo Norte (Dharma): O caminho da evolução da Alma

O Nodo Norte representa o propósito de alma, a direção para onde somos chamados a crescer nesta vida. Ele indica qualidades, desafios e experiências que podem ser desconfortáveis no início, pois ainda não dominamos completamente. No entanto, é ali que encontramos expansão, realização e evolução espiritual.

Onde está o seu Nodo Norte no Mapa Natal, está a sua jornada de aprendizado e crescimento.

Para integrar essa energia, é preciso dedicação, estudo e prática. Não é um caminho imediato, mas ao longo da vida, conforme nos aproximamos dele, sentimos maior sentido e alinhamento. Em especial próximo dos 36 anos quando passamos pelo retorno deste Nodo!



  • Nodo Sul (Karma): O Passado e a Zona de Conforto

O Nodo Sul representa o que já trazemos de outras vidas ou do passado, nossas habilidades naturais, talentos inatos e também padrões que podem se tornar limitações ou repetições inconscientes. É a nossa zona de conforto, mas também um território que pode nos prender se nos apegarmos a ele.

O Nodo Sul não deve ser ignorado, mas sim equilibrado. Ele mostra dons que podem ser utilizados para impulsionar o caminho do Nodo Norte, desde que não nos deixemos estagnar no passado.



E o que os Nodos tem haver com os Eclipses?

Momentos de Realinhamento


Os eclipses acontecem quando a Lua e o Sol se encontram próximos aos Nodos, ativando esse eixo de destino e transformação.


  • Eclipses Solares (Lua Nova) próximos ao Nodo Norte tendem a trazer oportunidades, novidades e impulsos para nos movermos em direção ao nosso propósito.

  • Eclipses Solares no Nodo Sul podem indicar fechamentos necessários, despedidas e libertação de padrões ultrapassados.

  • Eclipses Lunares (Lua Cheia) no Nodo Norte nos convidam a integrar emoções e sentimentos alinhados ao nosso crescimento.

  • Eclipses Lunares no Nodo Sul podem trazer revelações, resgates de memórias ou até a necessidade de lidar com questões cármicas.


Cada eclipse ativa essa dança entre passado e futuro, nos lembrando que estamos constantemente em um processo de evolução.


Como usar os Nodos na sua jornada, independente dos Eclipses?

  1. Descubra onde estão seus Nodos Lunares no Mapa Natal. Eles indicarão quais áreas da vida pedem mais atenção e transformação. O Nodo Norte é representado por uma espécie de "ferradura", então que o Nodo Sul estará exatamente no grau, signo e casa oposta ao Nodo Norte.

  2. Observe os trânsitos dos Nodos (o que estão no céu, em 2025 por exemplo, eles estão no eixo Virgem / Peixes), acesse aqui. O signo e a casa que eles percorrem mostram temas que estarão em destaque no coletivo e no seu próprio caminho.

  3. Esteja atento aos Eclipses. Eles funcionam como pontos de ajuste e realinhamento com seu propósito maior.

  4. Abrace o desconforto do crescimento. O Nodo Norte exige coragem para explorar o novo, e esse é um chamado que vale a pena atender, justamente para evolução da sua Alma.



O que os Eclipses movem em sua vida faz parte do seu caminho de evolução. Confie em tudo que entra e sai na vida numa temporada de Eclipses: Nada acontece por acaso e nada está fora do lugar. Astro Vision by Cris Colchesqui

Para Atendimentos Astrológicos, acesse.  

Comments


bottom of page